Atenção: Prevenção contra o mosquito da dengue é reforçada durante o período chuvoso em Barro Duro

A vigilância ambiental, em parceria com a vigilância sanitária e com o apoio da prefeitura municipal de Barro Duro e secretaria municipal de Saúde, está intensificando as inspeções nas residências e orientando os moradores sobre os cuidados para evitar os focos do mosquito Aedes aegypti e a proliferação da dengue, zika e chikungunya.

Com o período chuvoso em curso, é fundamental redobrar os cuidados para proteger sua família. O combate ao mosquito é a forma mais eficaz de prevenção dessas doenças. Por isso, é importante que todos conheçam os riscos e saibam o que fazer para evitar a reprodução do mosquito.

O município de Barro Duro está trabalhando em parceria com o Ministério da Saúde para conscientizar a população sobre a erradicação do Aedes aegypti.

Confira algumas ações que devem ser realizadas pelos moradores pelo menos uma vez por semana:

• Verifique se a caixa d’água está bem tampada.
  • Deixe as lixeiras bem tampadas.
  • Coloque areia nos pratos de plantas.
  • Recolha e acondicione o lixo do quintal.
  • Limpe as calhas.
  • Cubra as piscinas.
  • Tampe os ralos e baixe as tampas dos vasos sanitários.
  • Limpe a bandeja externa da geladeira.
  • Limpe e guarde as vasilhas dos animais de estimação.
  • Limpe a bandeja coletora de água do ar-condicionado.
  • Cubra bem a cisterna.
  • Cubra bem todos os reservatórios de água.

Lembre-se de que a limpeza não se restringe apenas às residências. É importante ficar atento a possíveis focos de água parada em escolas, locais de trabalho e outros lugares frequentados diariamente.