Notícias

Barro Duro se destaca pelo funcionamento da Farmácia Básica Municipal

A Farmácia Básica visa completar o leque de ações que promove a melhoria da qualidade de vida da população, racionalizando a distribuição de medicamentos essenciais e permitindo o tratamento eficaz e a menor custo das doenças mais comuns que afetam a comunidade.

Em Barro Duro, município do Médio Parnaíba, localizado a 94 km de Teresina, comemoram-se os resultados positivos. Hoje, cerca de 80% da população da cidade, recorre ao serviço da farmácia, o que é uma forma de amenizar os problemas na saúde pública, pois as famílias, principalmente as de baixa renda, possuem acesso aos medicamentos que garantem a recuperação de um paciente. Além disso, observa-se um significativo crescimento da conscientização da população, quanto ao uso correto das medicações, pois as pessoas também estão indo em busca de orientação farmacêutica.

O espaço fornece aos pacientes, em atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde remédios para casos agudos diagnosticados e prescritos por um profissional, como por exemplo, para uma gripe forte ou infecção de garganta (antibióticos, antiflamatórios, xaropes, analgésicos e antitérmicos), itens voltados para a saúde da mulher (preservativos, pílulas do dia seguinte, anticoncepcionais injetáveis e orais), tratamento para fumantes que desejam largar o vício do tabaco, até medicamentos de uso contínuo, como os utilizados em pacientes que sofrem de pressão alta e diabetes.

 

“Investimos muito na nossa farmácia. Eu, como gestor e profissional da saúde sei da necessidade desse apoio aos barrodurenses. Prezamos pelo espaço sempre abastecido, e pelo melhor atendimento a todos, sem nenhuma distinção”, destaca o Prefeito Deusdete Lopes.

A distribuição é controlada pelo Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus), desenvolvido pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS), que objetiva qualificar a gestão da assistência farmacêutica nas três esferas do SUS, e contribui para a ampliação do acesso aos medicamentos e da atenção à saúde prestada à população.

 

“Com esse sistema, hoje é possível realizar o controle, para que não faltem remédios e insumos na farmácia. Além de trabalharmos com a atualização do Hórus, mantemos o contato direto com os nossos fornecedores, orientamos quem nos procura e não medimos esforços para que o funcionamento da nossa farmácia seja o melhor possível”, frisa Danielle Mendes, farmacêutica responsável.

A farmácia básica do município funciona das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta, na Unidade Básica de Saúde de Barro Duro.


Todas as notícias