Dia D de vacinação contra sarampo acontece neste sábado (26)

Neste sábado (26/10) é o Dia D de mobilização nacional da Campanha de Vacinação contra sarampo. Em Barro Duro, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza a vacina, desde às 8 horas, na Unidade Básica de Saúde - UBS, do município.

O objetivo é vacinar seletivamente contra o sarampo as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (04 anos, 11 meses e 29 dias), atualizando o cartão de vacina com a tríplice viral que, além de proteger contra o sarampo, é eficaz contra rubéola e caxumba.

O prefeito Deusdete Lopes participou da abertura da campanha e falou da importância do dia D. "É um dia que faz grande diferença na saúde desses pequenos. Atualizar o cartão de vacina é de extrema importância para garantir um crescimento saudável e tranquilo, e eu faço questão de acompanhar isso de perto", disse o gestor, que também é médico.

O sarampo é contagioso e o vírus é transmitido por uma pessoa doente ao espirrar, tossir ou falar. Os sintomas são manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa bucal. A patologia pode acometer adultos e crianças, com risco de complicações graves e até de evolução para óbito. A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça.

O Dia D, em Barro Duro, segue até às 17h, na Unidade Básica de Saúde.