Notícias

10° Conferência da Assistência Social é realizada em Barro Duro

A Prefeitura de Municipal de Barro Duro, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizaram, nesta sexta-feira (20), na Creche Monteiro Lobato, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: “Assistência Social: Direito do Povo, com financiamento público e participação social”.

As conferências têm como principal característica reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas Políticas Públicas, bem como a garantia de direitos através dessa política.

                                          

 

O prefeito Deusdete Lopes destacou a importância em debater assuntos relacionados ao social. “Esse é um momento ímpar para discutirmos sobre o Sistema Único de Assistência Social. Trabalhamos sempre buscando atender melhor nossos irmãos barrodurenses, com a conferência falamos de maneira extraordinária sobre as ações e melhorias de serviços para a população”, disse o gestor.

 

                                                

Na medida em que os diversos segmentos envolvidos com o assunto em questão participam do debate promovido na realização da Conferência, pode-se estabelecer um pacto para alcançar determinadas metas e prioridades, além de abrir um espaço importante de troca de experiências.

“As coisas acontecem quando realizamos um esforço para isso. Momentos assim, de união, fortalecem o nosso trabalho e contribuem para o sucesso dos nossos objetivos. As conferências não são ações isoladas, mas parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública”, frisou a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Carmen Lúcia.

 

                                                

Estiveram presentes no encontro, além do prefeito municipal Deusdete Lopes, a secretária de Assistência Social Carmen Lúcia, a secretária de Administração Márcia Marcela, o secretário de Saúde Antonio Filho, o chefe de gabinete Rivaldo Feitosa, o secretário de esportes, José Bertoldo, a secretária de cultura Claudia Arraes, a secretária de educação Ana Márcia, a vereadora Jesus Pessoa, colaboradores e população, em geral.

O evento foi conduzido pelas conferencistas, Socorro Cardoso e Andreza Cunha, ambas do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – COEGEMAS.

                                               

SUAS

A Assistência Social é organizada em um sistema descentralizado e participativo denominado Sistema Único de Assistência Social (Suas), conforme estabelece a nova Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004). O Suas, implantado em 2005, é um sistema constituído nacionalmente com direção única, caracterizado pela gestão compartilhada e cofinanciamento das ações pelos três entes federados e pelo controle social exercido pelos Conselhos de Assistência Social dos municípios, Estados e União. No Suas, as ações da assistência social são organizadas tendo como referência o território onde as pessoas moram, considerando suas demandas e necessidades. Os programas, projetos, serviços e benefícios devem ser desenvolvidos nas regiões mais vulneráveis, tendo a família como foco de atenção. As ações da assistência social no Suas são organizadas em dois tipos de proteção: básica e especial, e desenvolvidas e/ ou coordenadas pelas unidades públicas: Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e de forma complementar, pela Rede Socioassistencial Privada do Suas.

                                                

 


Todas as notícias