Notícias

Prefeitura de Barro Duro realiza caminhada pela vida, no Setembro Amarelo

A Prefeitura de Barro Duro, através da Secretaria Municipal de Saúde, em consonância com demais secretarias do município, realizaram na manhã desta segunda-feira (16), uma caminhada em prol da Campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo alertar a população a respeito do suicídio e as formas de prevenção.

A Caminhada contou com a participação do prefeito municipal Deusdete Lopes, da secretária municipal de Administração Marcia Marcela, do secretário de Saúde Antonio Filho, da secretária de cultura Claudia Arraes, do secretário de esportes José Bertoldo, da secretária de educação Ana Márcia, do chefe de gabinete Rivaldo e de colaboradores de todas as secretarias municipais, bem como, pessoas que aderiram à Campanha de forma consciente e solidária.

A cor amarela predominou em bandeirolas e camisas dos participantes.

O prefeito municipal Deusdete Lopes falou da importância com o tema, enfatizando que é imprescindível o envolvimento de todos nesta causa tão nobre, em solidariedade a todos que vivenciam a perda de amigos e familiares, bem como, àqueles que estão vulneráveis e suscetíveis, precisando tanto de ajuda e apoio, para que este problema de saúde pública, que é o suicídio, não venha ceifar mais vidas.

Neste mês da prevenção ao suicídio, a Prefeitura Municipal de Barro Duro está imbuído na causa promovendo uma série de ações que seguem as diretrizes do Ministério da Saúde sobre o tema.

Durante a semana, as escolas municipais receberão a palestra “Depressão: por que prevenir?”, ministrada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

“Queremos mostrar que as pessoas nunca estão sozinhas. Vamos debater o tema e falar o quanto é importante cuidar da nossa saúde mental. Também é essencial que saibamos aprender a identificar os principais sintomas para saber como ajudar quem precisa”, destacou o secretário de saúde, Antônio Filho.

O que é o Setembro amarelo?

Setembro amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. Desde 2015 o mês busca a conscientização e a prevenção do suicídio.

No mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens. O assunto é um tabu. Não falamos dele. A mídia evita por medo de aumentar os números, as pessoas evitam por medo do assunto em si e com isso, acabamos cortando o diálogo necessário.


Todas as notícias