Secretaria de Saúde realiza 3ª Conferência Municipal de Saúde de Barro Duro

Com o tema central sobre “Democracia e Saúde”, a Secretaria Municipal de Saúde de Barro Duro, através do Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da prefeitura, realizou nesta quarta-feira (03), a III Conferência Municipal de Saúde.  O evento debateu a respeito da consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), e as garantias à saúde como direito humano. A conferência foi realizada na Creche Monteiro Lobato e reuniu representes de diversos segmentos.

As Conferências Municipais de Saúde têm como objetivo avaliar, debater e propor diretrizes para formação das políticas públicas voltadas para a saúde, nos âmbitos municipais, estadual e federal.

O prefeito Deusdete Lopes enfatizou em números a atuação do serviço de a saúde no município de Barro Duro, com números expressivos de atendimento básico, bucal, visitas domiciliares da equipe do PSF e transporte eletivo. Deusdete enfatizou ainda que Barro Duro vem se destacando entre os municípios considerados de pequena complexidade, principalmente no que diz respeito ao atendimento médico diário e ininterrupto, bem como no transporte eletivo de pacientes a capital do Estado para realização de exames e demais procedimentos.

Durante a conferência a palestrante Fernanda Tavares, do Cosems, elencou pontos importantes sobre o tema central do evento. Em seguida, foram formados grupos paras debater os três eixos temáticos como: Saúde como Direito; Consolidação do SUS; e Financiamento do SUS. Deles saíram propostas socializadas e aprovadas na plenária, que agora seguem com a equipe de delegados definidos no encontro, para o evento estadual, que acontecerá em Teresina.

A Secretária Municipal de Saúde, Isabel Lopes, enfocou os avanços da saúde no município de Barro Duro com o trabalho incessante de todas as equipes lotadas na secretaria municipal. “Com muito trabalho estamos tentando melhorar cada a cada dia a estrutura de nossos postos de atendimento, levando um atendimento digno e humanitário a todo cidadão de nossa cidade”, disse a secretária.

Participaram da conferência, o prefeito Deusdete Lopes, a secretária municipal de Saúde Isabel Lopes, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Antônio Filho, a secretária municipal de Educação Ana Márcia, secretária de Cultura Cláudia Arraes, a presidente da Câmara Municipal vereadora Assumpcione, o vereador João Cota, a diretora do hospital Antônia Adriele, a representante do Cosems e palestrante Fernanda Tavares, o chefe de gabinete Rivaldo Feitosa, a secretária de Administração Márcia Marcela, representes das secretarias de Saúde, de Educação e da Assistência Social e representantes da sociedade em geral.