Prefeitura de Barro Duro publica decreto com medidas de flexibilização e reabertura gradual do comércio

Barro Duro gradativamente retomará suas atividades econômicas após os decretos de isolamento social publicados pelo Governo do Estado e pelo próprio município, como medidas preventivas de controle da disseminação do novo Coronavírus. Para que a retomada seja realizada de maneira mais segura e eficaz para a população, a Prefeitura Municipal seguirá os protocolos estabelecidos pela a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa).

Todas as recomendações sanitárias dos protocolos estão sendo acompanhadas pelo comitê do Pacto de Retomada Organizada (Pro Piauí), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan). Os documentos contêm determinações e orientações específicas que devem ser seguidas pelos empregadores, trabalhadores, clientes e sociedade em geral.

Para que a flexibilização aconteça, é preciso levar em consideração os riscos epidemiológicos e alguns critérios, como a quantidade de leitos ocupados nos serviços de saúde, o número de leitos suficientes para os atendimentos, a necessidade de testes rápidos e a avaliação da exposição dos trabalhadores.