Notícias

Saiba mais sobre a realização dos testes que identificam a Covid-19

O tempo de isolamento de uma pessoa suspeita de estar infectada pelo novo coronavírus é importante não só para resguardar as outras pessoas, mas, também, para a detecção do vírus ao ser realizado o teste rápido ou o RT-PCR-SWAB. No organismo, a doença leva cerca de cinco ou mais dias para a manifestação dos sintomas. 


O teste conhecido como RT-PCR-SWAB, que identifica o RNA viral, deve ser realizado preferencialmente, a partir do terceiro ou quarto dia de apresentação dos sintomas, pois a coleta feita antes desse período, pode resultar em um falso-negativo.


No caso dos testes rápidos, disponibilizados pelo Ministério da Saúde, as testagens devem ser realizadas a partir do oitavo dia, contando do início dos sintomas, mas o melhor é que seja feito a partir do 10º dia, pois ele detecta os anticorpos produzidos pelo corpo para combater o SARS-CoV-2. Se realizado antes desse período, o teste rápido também pode resultar em falso-negativo.  


Enquanto aguarda o momento certo para a realização do exame, a pessoa deve permanecer em isolamento domiciliar, caso não esteja precisando de cuidados médicos. Vale destacar que um falso-negativo não exclui a doença.
 
Quando realizar o RT-PCR?
O RT-PCR deve ser recolhido na primeira semana da doença, em pacientes que apresentam os sintomas como febre e outros sintomas respiratórios, no caso tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro e dificuldade para deglutir. 


Quando realizar o teste rápido?
O teste rápido só adianta coletar a partir do oitavo dia, idealmente a partir do décimo dia. Por que? Porque antes disso tem uma grande chance de dar um falso-negativo. 


O falso-negativo exclui a possibilidade de estar infectado?
O falso-negativo não exclui doença, principalmente se ele for apresentado antes do oitavo ou décimo dia de sintomas.


Quem pode fazer o teste?
Tanto o teste rápido, quanto o exame que faz a raspagem da mucosa, devem ser realizados em pacientes que apresentam todos os sintomas, considerando a quantidade de exames que é ofertada atualmente. 


Quais os sintomas?
A pessoa infectada, comumente sente dor de garganta, febre, tosse, não sente cheiros, tem coriza e não sente o sabor do alimento. Nesse caso é aconselhado que o paciente fique em isolamento domiciliar. 


Quando procurar uma unidade de saúde?
O paciente deve procurar uma unidade de saúde quando apresentar sintomas graves como desconforto respiratório, dispneia que é a falta de ar e também quando sentir o agravamento dos demais sintomas. 

 

 


Todas as notícias