Notícias

COSEMS: NOTA DE REPÚDIO ÀS AGRESSÕES SOFRIDAS PELO SECRETÁRIO DE SAÚDE DE BARRO DURO-PI

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí - Cosems-PI, manifesta total repúdio às agressões verbais sofridas, em uma rede social, pelo secretário municipal de saúde de Barro Duro-PI. Os secretários municipais de saúde estão lutando cotidianamente no enfrentamento da pandemia da Covid-19, trabalhando na prevenção, promoção e assistência à saúde. Os esforços da gestão municipal e profissionais do SUS em nosso Estado precisam ser reconhecidos e não injuriados ou sofrer ofenças de qualquer tipo.

Entendemos que o cidadão deve exercer o seu direito de participação na gestão pública, na fiscalização e no controle das ações, no entanto, o controle social pressupõe conhecer adequadamente as informações e ações avaliando as mesmas com visão crítica e responsável.  

Nesta oportunidade, esclarecemos informações sobre as formas de testagem para COVID-19, objeto da agressão sofrida pelo gestor. É necessário saber que existem dois tipos de testes laboratoriais e que os mesmos possuem limitações, nenhum deles oferece resultados 100% acertivos. Os resultados dos testes devem ser complementados com informações clínicas e epidemiológicas, pois eles isoladamente não confirmam nem excluem completamente o diagnóstico de COVID-19. 

Existem metodologias e protocolos para realização dos testes, cabendo aos profissionais seguir o protocolo para coleta de amostras, leitura e interpretação dos resultados. Um dos testes para COVID-19 é o RT-PCR, este teste identifica o vírus em amostras respiratórias (SWAB nasais e orofaríngeas) que devem ser coletados preferencialmente até o 7º dia do início dos sintomas. Podem ocorrer resultados falso-negativos dependendo, principalmente, do período em que a mostra foi coletada, ou seja, um ou mais resultados negativos de um mesmo caso suspeito não descartam a possibilidade de infecção pelo SARS-CoV-2 (Novo Coronavírus que produz a doença classificada como COVID-19).

Outro tipo de teste é o chamado teste rápido, que é um exame que detecta a presença dos anticorpos (IgM e IgG) contra o vírus SARS-CoV-2, marcadores de infecção recente ou tardia. Para que o teste tenha maior sensibilidade, é recomendado que este teste exame seja realizado, pelo menos, 08 dias após o início dos sintomas. Isso se deve ao fato de que a produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo de exposição ao vírus. Realizar o teste de sorologia fora do período indicado pode resultar num resultado falso-negativo. 

Sendo assim informamos que os resultados dos testes isoladamente não confirmam nem excluem completamente o diagnóstico de COVID-19. Contudo, em conjunto com as informações clínicas e epidemiológicas, é possível que o resultado do teste seja utilizado para qualificar a decisão e o diagnóstico dos profissionais.

Além do mais, o protocolo do ministério da saúde de MANEJO CLÍNICO  DO CORONAVÍRUS (COVID-19) na Atenção Primária (APS), estabelece conduta uniforme  para todos os casos de Síndrome Gripal (Febre >= 37,8ºC, tosse, dor de garganta, dificuldade respiratória), dada a impossibilidade de atestar, com 100% de segurança se a Síndrome Gripal é causada pelo COVID-19 ou por outro vírus. 

Diante do exposto, o Cosems-PI repudia a agressão gratuita e desmensurada contra o secretário municipal de saúde de Barro Duro - PI, que com seu trabalho fortalece o SUS, organizando os  serviços de saúde e qualificando os cuidados prestados à população.  


         Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí 

Teresina – PI, 22 de junho de 2020


Todas as notícias