Notícias

Atendimentos: Saiba mais sobre o funcionamento dos Serviços de Saúde em Barro Duro

A Prefeitura Municipal de Barro Duro e a Secretaria Municipal de Saúde, pensando no bem estar e na qualidade dos serviços oferecidos à população, explicam como está acontecendo o esquema especial de funcionamento das Unidades e dos Serviços de Saúde do município.

As mudanças se deram devido às ações de enfrentamento ao Covid-19, a intenção é concentrar os esforços nas demandas mais urgentes em saúde, mantendo sempre os serviços essenciais para os barrodurenses. “As medidas foram adotas prezando pelo cuidado à saúde da população, neste momento de pandemia. A aglomeração não pode acontecer. Quanto menor a possibilidade de contato entre as pessoas, menor será a possibilidade de contaminação e propagação do vírus", explica o secretário de Saúde, Antônio Filho. Seguem as orientações: Hospital Municipal: aberto todos os dias, 24h, para atendimentos de pacientes de casos urgentes ou pacientes com sintomas respiratórios fortes.

Unidade Básica de Saúde: funcionando para emissão de receitas que precisem de consultas médicas (medicamento comum ou medicamento controlado de uso contínuo), a UBS também continua com a vacinação e com o Pré-natal agendados através do Agente Comunitário de Saúde. Estão suspensos os agendamentos e atendimentos de consultas e serviços programados na Unidade Básica de Saúde e também consultas agendadas com especialistas, mantendo somente os casos de urgência médica, conforme avaliação do profissional, com as visitas e atendimentos domiciliares direcionados aos casos urgentes.

Farmácia da Unidade de Saúde: Funcionando normalmente, de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Vale lembrar que no caso dos idosos, eles não precisam dirigir-se à unidade para buscar medicamentos. Qualquer pessoa pode ir no seu lugar, desde que leve uma receita médica (ainda que vencida), documento de identificação – seu e do idoso – e, se possível, o Cartão SUS do idoso.

Odontologia: Funciona em casos de urgência como dor e fratura.

Fisioterapia: Fuciona com o atendimento de urgência e também atendendo os pacientes acamados.

Pré-natal: O acompanhamento de pré-natal continua acontecendo normalmente, seguindo os cuidados e todas as orientações necessárias.

Vacinação: A Campanha Nacional contra a Influenza continua acontecendo normalmente. A intenção é vacinar todas as pessoas dos grupos prioritários, independentemente da fase da campanha.

Boletins epidemológicos: É de extrema importância que a população acompanhe os dados do município, através dos boletins diários que apresentam dados confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde e são divulgados nos meios de Comunicação oficiais da Prefeitura (Site, Facebook e Instagram), nada de fakenews. Todas as dúvidas podem ser esclarecidas com o Agente Comunitário de Saúde que faz o atendimento domiciliar. A Prefeitura Municipal de Barro Duro reitera o seu compromisso em prestar bons serviços a todos os barrodurenses, e lembra que continua desenvolvendo inúmeras ações que visam combater a pandemia, mas sempre garantindo que a população tenha acesso aos serviços essenciais. Fique em casa!


Todas as notícias