Maio Laranja: mês de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Durante o mês de maio, a Prefeitura Municipal de Barro Duro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Tutelar vem executando ações do Maio Laranja, a campanha alusiva ao dia 18 de maio, que foi instituído pela Lei Nº 9.970, de 17 de maio de 2000, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Conforme estudos da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), no Brasil, a cada oito minutos, uma criança é abusada sexualmente, 80% dos crimes ocorrem em ambiente familiar e apenas 2% dos delitos são denunciados. A campanha visa mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa realidade.

Em 2020, a internet será a principal ferramenta adotada pela equipes que debatem os temas abordados pelo Maio Laranja. As ações são realizadas todo ano por meio de abordagens educativas nas ruas, encontros e palestras nas escolas, e neste momento será totalmente virtual em decorrência da suspensão das aulas e da necessidade do distanciamento social devido à pandemia da Covid-19.

Para isso, os profissionais estão disponibilizando conteúdos que podem ser baixados e discutidos em casa. O Maio Laranja também visa ampliar o debate entre profissionais da saúde, educação e segurança pública, além de entidades e outros segmentos sociais, sobre os sinais de identificação e as consequências da violência sexual, divulgando os canais de denúncia.

Estatísticas

No Brasil, 180 crimes contra as crianças por dia. 80% dos casos acontecem nos ambientes familiares, tendo como autores padrastos, pais, irmãos e tios. Apenas 20% são praticados por pessoas fora da família. Apenas 2% dos delitos são denunciados e, destes, em apenas 9% os autores são condenados.

Para denúncias disque 100 ou entre em contato com o Conselho Tutelar de Barro Duro através do número (86) 99826-1661.

BAIXE O CONTEÚDO AQUI

ARQUIVO 01