Notícias

Governo do Piauí lança aplicativo que garante atendimento e monitora casos de Covid-19

O Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, lançaram, nesta terça-feira (14), no Hospital Getúlio Vargas (HGV), o aplicativo Monitora Covid-19, desenvolvido por instituições privadas, em parceria com o Consórcio Nordeste; a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti); a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf-SUS/FESF-tech). A plataforma possibilitará o atendimento e contato direto da população piauiense com profissionais da saúde.

Com uma plataforma de acesso simplificado, o aplicativo é uma ferramenta de apoio ao combate à pandemia no Piauí, onde será possível monitorar, acompanhar e informar a situação de pessoas que estão com sintomas da doença, com identificação dos sintomas suspeitos, orientação para atendimento médico e indicação do posto de atendimento mais próximo.

O aplicativo contará com 62 profissionais da saúde, que passaram por um treinamento, e estarão à disposição para realizar o atendimento on-line. “O objetivo é salvar vidas; é dar uma oportunidade para que as pessoas possam ser atendidas por meio da tecnologia e que tenham uma relação direta com a equipe médica. Inicialmente, quando a pessoa baixar o aplicativo, terá à disposição 62 profissionais de diferentes áreas da medicina para realizar o primeiro atendimento, relatando os sintomas e possíveis comorbidades. A partir daí, a pessoa irá receber uma classificação e a equipe que atendeu irá fazer um contato por meio do celular e/ou endereço e dará o encaminhamento adequado e necessário”, afirmou o governador.

De acordo com o secretário da Saúde, esse é um passo importante para conseguir levar atendimento médico a todos os municípios do Piauí, além de permitir a identificação dos casos de Covid-19. “É um aplicativo gratuito que o Governo do Estado e o Consórcio Nordeste colocam à disposição e ajudará o cidadão de qualquer lugar do Piauí a dialogar com os profissionais e ter a identificação da sua situação. Se houver a necessidade, o aplicativo irá gerar a oportunidade do diálogo do próprio paciente com um médico de Teresina”, destacou Florentino Neto.

O aplicativo Monitora Covid-19 já está disponível para Android e, a partir desta quinta-feira (16), estará disponível também para sistemas IOS, necessitando de uma internet de baixa conexão para a utilização. “Nele, o usuário vai se cadastrar, colocar todos os seus dados, informar a localização, bem como os sintomas que está sentindo e poderá ter uma interação de vídeo com o médico. Dependendo da complexidade do caso, o médico vai entrar em contato com esse paciente para tirar dúvidas e verificar se os sintomas são de Covid-19, H1N1 ou outra doença. O sistema é simples de usar, é intuitivo, e permitirá esse contato mais próximo dos profissionais de saúde com a população piauiense”, ressaltou André Andrade, engenheiro clínico do HGV.

Com informações do Governo do Estado

 

 

 

 


Todas as notícias