Notícias

Coronavírus: Governo do Estado apresenta boletim epidemiológico detalhado

Por CCOM

O Governo do Estado divulgou, nesta terça-feira (31), um boletim epidemiológico detalhado, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), sobre a atuação do novo coronavírus, Sars-Cov-2. O documento traz dados como a idade, sexo, gênero e municípios dos infectados com o vírus, total de óbitos, e o de casos suspeitos e descartados.

O boletim revela, por exemplo, que do total de 18 casos confirmados com o Sars-Cov-2, 12 (66%) têm menos de 60 anos de idade. Essa informação é importante porque mostra que a maioria absoluta dos infectados, até o momento, é a que está fora do chamado grupo de risco. Muitas pessoas têm pensado, erroneamente, que somente os idosos é que podem apresentar os sintomas, o que não é verdade. Inclusive, cinco casos têm menos de 40 anos de idade.

Dos 224 municípios, até agora, três apresentaram casos: Teresina, Parnaíba e São José do Divino, com a capital concentrando 16 casos, ou 89% do total. Foram até agora quatro óbitos no estado: dois em Teresina e um em cada município citado.

O boletim informa ainda que as quatro mortes foram de pessoas acima de 40 anos, e que 66% dos infectados são do sexo masculino. O documento revela ainda o crescimento do número de casos desde a primeira vez que o primeiro infectado foi confirmado pela Secretaria da Saúde. No dia 19, foram 3 casos confirmados e até essa segunda-feira (30), 11 dias depois, havia seis vezes mais contaminados: 18 pessoas.

Os dados mais recentes apontam que até agora o maior número de casos investigados pela Secretaria da Saúde são os de pessoas cujos sintomas foram descartados de ser do vírus: 360 pacientes. Em seguida, vem o número de suspeitos (231 pessoas), de confirmados (18), óbitos (4) e um caso de pessoa já curada.

Confira aqui o boletim epidemiológico detalhado.

 

 


Todas as notícias