Notícias

Prevenção: Secretaria Municipal de Saúde adota novas medidas nas unidades municipais

A Prefeitura Municipal de Barro Duro, através da Secretaria Municipal de Saúde definiu novas recomendações ao município, para o trabalho de prevenção e controle do novo coronavírus (Covid-19). Entre as medidas, provisoriamente adotadas, está a mudança no atendimento realizado em unidades de saúde, a fim de reduzir o fluxo de pessoas e também oferecer uma atenção diferenciada a quem apresentar sintomas gripais e respiratórios. 

O secrerário de Saúde, Antônio Filho explica que é essencial adotar estratégias para que as pessoas não se desloquem até um posto sem necessidade. “Nesse momento, tentamos diminuir a transmissão da síndrome gripal é necessário permanecer em casa e mesmo se tivermos alguns sintomas, devemos evitar o contato físico com as pessoas de forma geral”, diz.

Seguem mais orientações do município em relação ao enfrentamento da pandemia: 

- Todas as atividades em grupo desenvolvidas pelas unidades de saúde estão suspensas. Isso não tem ligação com o atendimentos de pessoas que procuram a unidade para atendimento de sintomas, mas sim a atividades como: consultas e visistas domiciliares rotineiras; 

- As receitas de medicamentos de uso contínuo serão renovadas. Para usuários a partir de 60 anos ou com qualquer condição crônica (diabéticos, hipertensos e imunodeprimidos), algum familiar pode fazer a retirada dos medicamentos; 

- Os atendimentos de odontologia e fisioterapia, nas unidades de saúde serão suspensos. Os casos de urgência e emergência permanecem sendo atendidos;

- Funcionários e colaboradores com 60 anos ou mais, farão suas atividades em casa.

A Prefeitura de Barro Duro e Secretaria de Saúde orientam, ainda, que as pessoas só compareçam nas unidades de pronto-atendimento do município se apresentarem agravamento do quadro gripal, como dificuldade respiratória e febre persistente por mais de três dias, ou outras doenças que necessitam de atendimento de urgência, evitando a lotação e aglomeração de pessoas em qualquer ambiente, sendo importante salientar que até o momento, o município não apresenta nenhum caso suspeito de Coronavírus (Covid-19).

"Reduziremos os atendimentos na Unidade Básica de Saúde, mas continuaremos atendendo os casos urgentes. O nosso Hospital continuará funcionando 24h, todos os dias da semana", finaliza o Secretário. 

Previna-se! 

A prevenção deve ser feita, principalmente, pela higienização das mãos e de superfícies que possam estar contaminadas.

A higienização pode ser feita com água e sabão ou álcool gel, mas nunca apenas com água. Além das mãos, também é recomendável limpar com desinfetantes superfícies que possam estar infectadas e se manter a uma distância mínima de um metro de pessoas que estejam espirrando ou tossindo.


Todas as notícias