Notícias

Barro Duro recebe treinamento e implantação do e-SUS Atenção Primária

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, a Unidade Básica de Saúde de Barro Duro, recebeu o treinamento e implantação do e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS), uma estratégia do Departamento de Saúde da Família para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional.

A formação foi supervisionada pela empresa Planejar, e está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.

A partir de agora, a informatização fará parte da rotina de trabalho dos agentes comunitários de saúde, para isso, eles farão uso dos tablets que portarão o sistema com fichas e dados.

“A informatização é um projeto do Ministério da Saúde, e preza pela agilidade e qualidade no envio dos dados para o Ministério. É, sem dúvida, uma forma de otimizar o trabalho dos profissionais”, comentou Daniel Ialle, um dos responsáveis pela implantação técnica.

Na quinta-feira (20), o prefeito Deusdete Lopes, o secretário de Saúde, Antônio Filho e o coordenador da UBS, William Gomes, realizaram a entrega dos equipamentos/tablets aos agentes comunitários, que receberam as informações e tiraram dúvidas, de como o trabalho será executado a partir desse mês de fevereiro.

“Nos esforçamos a cada dia, para que os nossos serviços possam ser prestados da melhor forma à população. A implantação do e-SUS APS contribuirá de maneira positiva para o andamento das ações primárias, com o controle, monitoramento e qualidade dos dados recolhidos no nosso município”, destacou Antônio Filho, secretário de Saúde.

APS SUS

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.

Trata-se da principal porta de entrada do SUS e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS, devendo se orientar pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade. Isso significa dizer que a APS funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.


Todas as notícias