Educação: Profissionais se reúnem para a segunda formação do currículo do Piauí, de acordo com a BNCC

A Secretaria Municipal de Educação de Barro Duro realizou, na quinta-feira (06) e nesta sexta-feira (07), a segunda formação do currículo do Piauí, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

O encontro contou com a presença do Prefeito Deusdete Lopes, da secretária de Educação, Ana Márcia Santos, de diretores escolares, coordenadores pedagógicos, e foi conduzido pela Coordenadora Municipal, Albanísia Barbosa e pela articuladora municipal, Clemylda Barbosa.

“Os encontros voltados para a Educação do nosso município são de extrema importância. Nesse momento, os profissionais se articulam, esclarecem dúvidas e se preparam para receber o alunado. Temos índices positivos, além de uma equipe diferenciada, empenhada e ativa”, comentou o prefeito Deusdete Lopes.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

“Fazemos questão de acompanhar toda e qualquer evolução. Sabemos o quando é importante andar lado a lado com as ações que visam o crescimento e o conhecimento”, destacou Ana Márcia Santos, secretária de Educação.

Educação é a base

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.